NOSSA HISTÓRIA
Lazer, entretenimento, serviços e compras: há mais de 25 anos, o River acompanha o crescimento do Vale do São Francisco e a mudança de hábitos de uma população cada vez mais exigente. Com uma localização estratégica, unindo os principais bairros de Petrolina e a apenas dois quilômetros da cidade-irmã, Juazeiro (BA), o empreendimento é hoje uma das maiores fontes de emprego do comércio no município. São 1.500 funcionários e 3.000 empregos indiretos. Não é à toa que o River é considerado o “shopping do Vale”. Atualmente o centro de compras possui mais de 160 operações entre lojas satélites, lojas-âncora, megalojas, quiosque a e Praça de Alimentação com 22 operações com mix variado, como também um complexo de lazer e entretenimento, a Game Station, Mundo da Lua e cinema, com 4 salas sendo uma em 3D. E mais: conforto com ambiente climatizado, segurança, estacionamento para 1.500 mil vagas e média de público diário de 24 mil visitantes. O River está sempre de olho no mercado para trazer marcas nacionais e internacionais e operações modernas para a população do Vale. Além disso, há o investimento contínuo em segurança, conforto e comodidade para todos, promoções e eventos especiais, de forma a atrair um público cada vez maior.
SUSTENTABILIDADE
Em 2012, o River deu início à sistematização de suas ações em sustentabilidade e responsabilidade social com a criação do programa Colaborando. Além de atividades educativas para conscientizar e coletar sobre a importância de novas atitudes para preservar o meio ambiente, o Shopping implementa ações diversas, criando um novo abuso entre clientes, colaboradores e lojistas. Foram instalados coletores de dados para descarte de pilhas, baterias, celulares, jornais e revistas; ainda havia distribuição de sacolas de lixo para automóveis, ou plantio de mudas e instalação de acumuladores de latas na praça de alimentação, em que o próprio cliente pode fazer a reciclagem entre lixo orgânico, lixo reciclável e latas acumuladas. Para os lojistas da Praça de Alimentação, foi montado um espaço para descarte correto do óleo de cozinha usado. Em parceria firmada com o Instituto GASH, em Juazeiro, uma equipe coleta uma vez por semana ou óleo, que é transformada em sabão. Hoje, o shopping patrocina e oferece suporte a diversos programas que possuem o tema sustentabilidade.
Em maio de 2017, o River Shopping inaugurou uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). Para eliminar ou impactar a emissão de rejeitos no meio ambiente, 100% é liberado pelo centro de compras (lojas, banheiros, praça de alimentação e outros espaços) é tratado. Toda água utilizada no shopping passa por tratamento e é reutilizada no próprio empreendimento, nas instalações sanitárias e irrigação de jardins, gerando uma redução de custos e economia de água. Após todo o processo, parte dessa água removida para o Rio São Francisco. A estimativa anual de reaproveitamento é de 48.038m³ / ano.
O maior impacto da estação é reduzir o consumo de água tratada, visto que as compras passam a consumir menos água do fornecimento público, além do tratamento do esgoto.